quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Advertência: Movimentos antimanicomiais, que tenha caráter efetivamente nacional, merecem mais respeito por parte das autoridades constituídas. Com este sentimento a RENILA manifestou, mais uma vez, sua discordância quanto a exclusão das entidades representativas da luta antimanicomial da programação do Seminário Nacional e Saúde Mental nas grandes cidades, realizado em Campinas, em junho de 2008. A luta continua!


*****


MANIFESTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Excelentíssimo Senhor
Dr. José Gomes Temporão
Ministro da Saúde
Brasília - DF

O Ministério da Saúde, através de sua Coordenação de Saúde Mental, tem realizado importantes eventos para discussão de temas relevantes, relacionados ao processo de Reforma Psiquiátrica e estratégias para sua efetivação. Nos dias 17 e 18 de junho de 2008, realizará o I Seminário Nacional de Saúde Mental nas Grandes Cidades, na cidade de Campinas – SP.

Baseado na identificação de problemas complexos das grandes cidades, o seminário analisará o processo de reforma psiquiátrica brasileira, buscando assegurar uma saúde mental de qualidade. O contexto é considerado como um cenário decisivo para a reforma psiquiátrica. Serão discutidos temas importantes como: Integralidade da atenção, papel da atenção básica, intersetorialidade; urgência/emergência, porta de entrada, regulação, Internação; álcool e outras drogas; A questão da população de rua, incluindo adolescentes e jovens.

Essa é mais uma importante iniciativa da Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde, porém lamentamos que, mais uma vez, foram excluídos de participação no evento, atores importantes no processo da reforma psiquiátrica brasileira, ou seja, movimentos sociais que integram a luta antimanicomial.

Dessa forma, a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial manifesta seu profundo descontentamento, com sua exclusão e de demais segmentos, comprometidos com a efetivação da reforma psiquiátrica brasileira, que foram impedidos de contribuir no referido evento, quando na realidade tem sido os maiores promotores de ações e debates que tem levado à transformação do modelo de atenção em saúde mental no país.

Pela efetiva participação do controle social no processo da reforma psiquiátrica brasileira!

Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial – RENILA


1 Associação Chico Inácio (AM)
2. Associação. dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de João Monlevade (MG)
3. Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (MG)
4. Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado de Goiás (GO)
5. Associação Verde Esperança (MG)
6. Associação Loucos por Você (MG)
7. Fórum Cearense da Luta Antimanicomial (CE)
8. Fórum Gaúcho de Saúde Mental (RS)
9. Fórum Goiano de Saúde Mental (GO)
10. Fórum Mineiro de Saúde Mental (MG)
11. Instituto Damião Ximenes (CE)
12. Movimento dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental da Bahia (BA)
13. Movimento Pró-Saúde Mental do Distrito Federal (DF)
14. Núcleo Antimanicomial do Pará (PA)
15. Núcleo da Luta Antimanicomial da Paraíba (PB)
16. Núcleo de Estudos pela Superação do Manicômio (BA)
17. Núcleo Estadual de Saúde Mental (AL)
18. Núcleo Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial (RN)
19. Núcleo Libertando Subjetividades (PE)
20. Núcleo Por Uma Sociedade Sem Manicômios (SP)

Nenhum comentário: