domingo, 17 de agosto de 2008

Núcleo da Luta Antimanicomial Libertando Subjetividades – PE comemora o fechamento do Hospital Psiquiátrico de Paulista-PE

O Núcleo da Luta Antimanicomial Libertando Subjetividades – PE (filiada à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial), que tem como Coordenadora a psicóloga Nelma Melo, tinha motivos de sobra para comemorar o fechamento do Hospital Psiquiátrico de Paulista – HPP, no dia 20/06/2008. A história desse evento (enquanto conceito estabelecido pelo geógrafo Milton Santos) está por ser contada. De parabéns os militantes do Núcleo e todos os atores sociais comprometidos com a luta por uma sociedade sem manicômios em Pernambuco.

O Ministério Público Estadual - 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania do Paulista - exigiu no dia 10/01/08 o fechamento do Hospital Psiquiátrico de Paulista (HPP). Alvo, nos últimos anos, de várias avaliações que indicavam a necessidade de seu fechamento, nenhuma ação concreta havia sido tomada pelos gestores até então.

Decisiva foi a atuação firme, na defesa dos direitos humanos e da cidadania, da promotora Selma Carneiro Barreto da Silva. Além de atuar no processo de fechamento do Hospital, ela vem exigindo a ampliação e o fortalecimento da Rede Substitutiva ao Manicômio no Município do Paulista.

Nenhum comentário: