domingo, 16 de agosto de 2009

MARCHA DOS USUÁRIOS À BRASÍLIA – POR UMA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL



A Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial – RENILA, com apoio de diversas entidades, realizará no dia 30 de setembro de 2009, em Brasília, a “Marcha dos Usuários: Por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial” e conclama todas as associações de usuários e familiares, os serviços substitutivos, entidades e organizações ligadas à Reforma Psiquiátrica a participarem deste ato público.
Neste momento, forças contrárias à Reforma Psiquiátrica Brasileira, de forma articulada, utilizam os meios de comunicação de massa; numa verdadeira campanha tentam frear os avanços da Reforma Psiquiátrica, através de discursos que desqualificam os serviços substitutivos, o Sistema Único de Saúde e todas as conquistas da Luta Antimanicomial.
Ouvindo apenas autoridades e especialistas “doutores na matéria”, a imprensa ignora a posição, interesses e avaliação dos usuários, protagonistas destas cenas, e contribui para fragilização do trabalho desenvolvido, ao influenciar negativamente a opinião pública, tentando fazer do fracasso a tradução da assistência ofertada pelos serviços substitutivos. A Reforma Psiquiátrica contraria muitos interesses, eis uma verdade incontestável.
Chega de covardia! Chega de manipulação da informação!
Os usuários dos Serviços de Saúde Mental de todo o país, vítimas do abandono e da violência das instituições psiquiátricas, decidiram manifestar publicamente sua posição em defesa da Reforma Psiquiátrica brasileira e do Sistema Único de Saúde.
São eles os que podem melhor decidir qual destino, qual futuro desejam e sonham construir. São eles, os que hoje frequentam os serviços substitutivos e que têm sua cidadania e inclusão social potencializada, os mais indicados a dizer em qual direção a Reforma Psiquiátrica, patrimônio ético e político da sociedade brasileira, deve seguir e avançar.
Se você quer ser ouvido e lutar por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, organize sua caravana! Ajude a construir essa Marcha! Vamos organizar caravanas para que os verdadeiros protagonistas possam apresentar em Brasília suas vozes e reivindicações, levando ao Presidente Lula e demais autoridades legislativas e judiciárias a disposição de luta em defesa de seus direitos..
A RENILA convida usuários, técnicos e familiares de todo o país a marcharem rumo a Brasília e a participarem das atividades político-culturais “Em Defesa da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial” , demonstrando nossa força e criatividade.
• MARCHA DOS USUÁRIOS “POR UMA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL ” evidenciando o protagonismo dos usuários e fortalecer a Organização Política dos Usuários; em defesa do SUS, da Lei 10.216/01 e pela realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental! Defender o SUS, pela efetiva implantação do Programa De Volta Para Casa;
Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial
Associação Chico Inácio (AM)
Associação. dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de João Monlevade (MG)
Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (MG)
Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado de Goiás (GO)
Associação Verde Esperança (MG)
Associação Loucos por Você (MG)
Fórum Cearense da Luta Antimanicomial (CE)
Fórum Gaúcho de Saúde Mental (RS)
Fórum Goiano de Saúde Mental (GO)
Fórum Mineiro de Saúde Mental (MG)
Instituto Damião Ximenes (CE)
Movimento dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental da Bahia (BA)
Movimento Pró-Saúde Mental do Distrito Federal (DF)
Núcleo Antimanicomial do Pará (PA)
Núcleo da Luta Antimanicomial da Paraíba (PB)
Núcleo de Estudos pela Superação do Manicômio (BA)
Núcleo Estadual de Saúde Mental (AL)
Núcleo Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial (RN)
Núcleo Libertando Subjetividades (PE)
Núcleo Por Uma Sociedade Sem Manicômios (SP)

Blog - http://marchadosusuarios.blogspot.com

e-mail marchadosusuarios@gmail.com

2 comentários:

Fabio disse...

Prezad@s,

Entre os dias 03 e 07 de Agosto ocorreu o 10o Congresso Nacional da CUT. Reunindo mais de 2500 delegados.Trabalhadores de todo o Brasil, que apreciaram Moção de Apoio à Reforma Psiquiátrica no Brasil e à Marcha dos Usuários que será realizada em Brasília. Vejam a moção:

Moção de Apoio à Reforma Psiquiátrica Brasileira no âmbito do Sistema Único de Saúde e à Marcha dos Usuários de Saúde Mental


A cada dia mais as doenças relativas à Saúde Mental tem acometido os usuários e trabalhadores brasileiros. O Brasil está efetivando a reforma psiquiátrica por meio do SUS por meio da atenção básica, dos CAPS, Residência Terapêutica, atendimento nos hospitais gerais, saúde do trabalhador, previdência e Controle e Participação Social. Os trabalhadores e trabalhadores reunidos no 10º CONCUT manifestam apoio à Reforma Psiquiátrica Brasileira, pública, integral, universal, com recursos públicos e participação social e apóiam à Marcha dos Usuários da Saúde Mental a ser realizada em Brasília, no dia 30 de setembro de 2009.

ELISA FERREIRA disse...

Preciso contactar com o pessoal da RENILA, por gentileza quem tiver telefones me passem:elisa_ferreira275@yahoo.com.br