sábado, 7 de março de 2009

“A Chico Inácio e o Dia Internacional da Mulher”

Foto: Nivya Valente - Elina do Espírito Santo - Manaus-Am, o6.03.2009


“A Chico Inácio e o Dia Internacional da Mulher”

Por Nivya Valente

Na Associação Chico Inácio, a maioria dos associados são mulheres: mulheres sujeitas a sofrimento psíquico, mulheres mães dos companheiros associados, mulheres irmãs, algumas mulheres são voluntárias, outras são mulheres de boa vontade que contribuem, à distância, com a Chico Inácio.

Ontem, uma delas, D. Elina do Espírito Santo, 55 anos, costureira de profissão, mãe de um casal de filhos que convivem com o sofrimento psíquico, atual 2ª secretária da ONG, marcou presença em mais uma manifestação pública organizada pelo movimento social “Articulação de Mulheres do Amazonas” pelo Dia Internacional da Mulher, em pleno coração da Zona Franca de Manaus, no centro da cidade, sob as bênçãos da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição.

Lá estava, mais uma vez, D. Elina fazendo um chamamento da sociedade para aderir ao abaixo-assinado “Pela implantação de uma rede de CAPS em Manaus”. Ela e o companheiro Marcio Jordelane, vice-presidente da Associação.

D. Elina tem uma longa história de militância na Chico Inácio. Participou das paradas do orgulho louco, dos abraços simbólicos aos monumentos históricos da nossa cidade, das audiências públicas municipais e estaduais pela votação e sanção da lei estadual de saúde mental, da avaliação dos dois modelos de saúde mental existentes no SUS do Amazonas, que pela primeira vez contou com usuários e familiares na mesa de discussão, além dos eventos de 18 de maio (dia nacional de luta antimanicomial) e 10 de outubro (dia mundial de saúde mental), e da conferência estadual de direitos humanos.

Quando comentei - antes de levar o assunto para a próxima assembléia geral da ONG - sobre o Movimento “SOS Encontro das Águas” (contra a construção de um porto e pelo tombamento do Encontro das Águas), ela foi a primeira a aderir ao abaixo assinado proposto pela AMANA - Associação Amigos de Manaus.

Na carona até próximo da sua casa, comentou que dia desses passou pela frente da casa aonde será o próximo CAPS, falou com o vigia, fez perguntas, enfim sondou alguma coisa sobre a inauguração. Em seguida convidou o Márcio a ir até a SEMSA (Secretaria Muncipal de Saúde) para acompanhar mais de perto o processo de implantação do próximo CAPS, na zona sul de Manaus (o segundo da cidade), localizado no bairro onde ela mora com a família.

Eita mulher de fibra, D. Elina! E ainda ajuda a cuidar de sua mãe já velhinha e doente. Em Manaus, D. Elina é uma fonte de incentivo permanente para os militantes da luta por uma sociedade sem manicômios. No Dia Internacional da Mulher ela é nossa homenageada.

Nenhum comentário: